Encerramento da Seacom tem a presença do jornalista Emílio Coutinho

Escritor apresentou o processo de criação do livro-reportagem “Escola Base: onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira”

*Andressa Mendes

O encerramento da oitava Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) teve a presença do jornalista Emílio Coutinho. A palestra aconteceu na sexta-feira, 07, no Anfiteatro Garibaldi Brasil com a participação de professores, técnicos, alunos e comunidade. No encontro, o escritor contou o processo de elaboração do livro-reportagem “Escola Base: onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira”.

WhatsApp Image 2019-06-09 at 11.56.13

Foto: Geovana Farias

A obra foi publicada em 2016 e aborda um dos casos emblemáticos do jornalismo brasileiro. A narrativa conta como estão mais de 20 anos depois os envolvidos na acusação de abuso sexual em uma escola infantil em São Paulo. O caso teve grande repercussão nacional e por falta de uma apuração jornalística eficiente resultou em um dos maiores erros da imprensa brasileira. Todos os acusados foram inocentados. Na palestra, o autor contou detalhes da construção do livro e relatou também os desafios do Jornalismo Investigativo.

Com o tema “Jornalismo, Ética e Responsabilidade Social”, o evento teve o objetivo de analisar, refletir e discutir a abordagem da imprensa e as implicações da ética na prática jornalística.  Para Khelven Castro, aluno do sexto período e um dos organizadores do evento, a participação do jornalista foi enriquecedora, pois ele trouxe perspectivas do jornalismo investigativo ao mesmo tempo que o trabalho apresentado serve de incentivo para os estudantes. “Foi bem interessante a participação do Emílio. Ficamos bem felizes por conseguir trazer ele para o evento e além disso, após os debates podemos interagir e trocar ideias. Essa proximidade com os alunos é um incentivo”.

 

WhatsApp Image 2019-06-08 at 13.19.24

Foto: Allaff Cruz

Além da palestra, a noite de encerramento premiou os melhores trabalhos acadêmicos com o prêmio Chico Pop de Jornalismo. Os contemplados foram Disney Oliveira, aluno do quarto período, na categoria “Fotografia Artística”, e as alunas do segundo período, Carolina Souza, Ila Magalhães, Hellen Santos e Aline Souza na categoria “Radionovela”.

Seacom 2019

Para conferir tudo que aconteceu durante a semana acadêmica e saber mais informações acesse o site seacomufac.wordpress.com e siga as redes sociais do evento pelo endereço @seacom2019.

*Aluna do curso de jornalismo e monitora da 8a Seacom.

Deixe um comentário