Comunicações orais, lançamento de livro, mesas-redondas e mais: confira a programação completa da Seacom 2021

Certificado de participação será conferido aos que estiverem devidamente inscritos.

DANNA ANUTE

Mesas-redondas, palestras, comunicações orais e lançamento de livro são algumas das programações que a X Semana Acadêmica de Comunicação, promovida pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizará entre os dias 15 a 17 de setembro. O evento, que comemora os 20 anos da criação do curso de Jornalismo no Acre, será realizado de forma 100% virtual e contará com a presença de docentes e egressos do curso.

Uma das que marcará presença no evento é a professora Juliana Lofego, que possui mais de 20 anos de atuação em sala de aula. A docente concentrou sua fala nos primeiros anos do curso que, inicialmente, contou com a contribuição de docentes das Ciências Sociais e Letras para driblar as dificuldades como falta de laboratório e de profissionais da área.

“O início do curso é sempre difícil. Tivemos uma série de dificuldades que se resumem em como encaixar a grade das disciplinas no tempo de quatro anos, tendo em vista que eram muitas; como ministrar as disciplinas práticas, pois naquele tempo não havia laboratório e ainda não contávamos com professores específicos de cada área, mas apesar disso também tínhamos muitas parcerias, pois os professores da época ajudavam para ministração das disciplinas e hoje, tudo isso reflete na realidade do curso atualmente”, complementou.

RELEMBRAR É VIVER

Tendo em vista todo este quadro evolutivo de 2001 até 2021, a comissão organizadora decidiu concentrar os esforços para trazer ao evento um panorama de tudo que já aconteceu no curso. A programação terá debates atuais do jornalismo brasileiro, além de abordar questões do fazer jornalístico acreano. O debate mediado pelo professor Wagner Costa nesta quarta-feira (15), às 16h, contará com a presença dos professores Jacó Picolli, Juliana Lofego e Cláudia Lago. A mesa redonda discutirá sobre “A criação do curso de Jornalismo da Ufac e os anos iniciais”.

O seguimento das atividades será desenvolvido com a cerimônia oficial de abertura, às 19h, com a participação do pró-Reitor de Extensão, Carlos Moraes, do diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), José Dourado, da coordenadora do curso de Jornalismo, Luci Teston, e da coordenadora da X Seacom, Tatyana Lima, pelo canal Ufac TV no YouTube.

Após a abertura oficial das atividades, haverá uma palestra com o tema “Jornalismo e o mundo do trabalho” com o professor Allysson Martins, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), às 19h, com mediação de Juliana Lofego.

QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira (16), ocorrerá duas mesas-redondas. A primeira será às 16h e contará com a participação dos egressos do curso, tais como Gabriel Rotta, Edmê Gomes, Pâmela Freitas, Ana Paula Pojo e Lizlane Mendes, que discutirão as “Experiências e vivências enquanto alunos do curso de Jornalismo da Ufac e a inserção no mercado de trabalho”, mediada pelo professor Maurício Bittencourt.

A mesa posterior, às 18h, abordará sobre “A atualidade da Semiótica” com a mediação de Milton Chamarelli e a presença dos convidados Isabel Jungk (PUC-SP) e Ronaldo Auad (Ufal). Após esse momento, haverá o lançamento do livro “Micro-história italiana e Jornalismo em o Olho da Rua, de Eliane Brum”, do professor de Jornalismo, Aquinei Timóteo, às 20h.

SEXTA-FEIRA

No dia seguinte (17), a programação será dividida entre as comunicações orais, coordenada pela professora Francielle Modesto, das 14h às 18h, e a mesa de encerramento, de tema “Panorama atual do curso de Jornalismo da Ufac: perspectivas e desafios para os próximos 20 anos”, com a mediação de Tatyana Lima e com as convidadas Luci Teston e Aleta Dreves.

O evento consolida a história de graduandos, graduados, professores e técnicos da comunicação, e a intenção é apresentar as nuances do jornalismo e suas convergências, sobretudo no momento que o mundo vive, que é de readaptação e muita resiliência. Sendo assim, a participação do público é essencial.

Todas as programações acontecerão de forma remota, por vídeo conferência, nas plataformas indicadas durante a inscrição. O link será enviado ao e-mail informado e só poderá participar quem se inscreveu no formulário, que pode ser acessado através de https://bit.ly/Seacom2021 até às 23h59 do dia 14 de setembro (data prorrogada).

Deixe um comentário