Primeiro dia da Seacom 2021 relembra momentos marcantes do 20 anos de Jornalismo na Ufac

As mesas-redondas reuniram importantes personagens do pioneirismo, e na cerimônia de abertura aconteceu uma palestra com o tema sobre jornalismo e o mercado de trabalho

LUCAS THADEU LINS

A X Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre iniciou na última quarta-feira (15), com uma mesa-redonda onde reuniu alunos, professores e convidados como o Prof. Jacó Piccoli (Ufac), que é um dos pioneiros na criação do curso, juntamente com as professoras Juliana Lofêgo (Ufac) e Cláudia Guerra (Ufam), que discutiram e compartilharam experiências e desafios durante o processo de fundação do curso e seus anos iniciais.

Os primeiros anos, segundo Piccoli, que recebeu uma menção honrosa lida pela professora Tatyana Lima, foram marcados por algumas dificuldades como a estrutura física e escassez de profissionais da área, uma vez que ainda não tinham docentes da área do jornalismo propriamente dito. “Sempre foi importante para o curso não ter um simples profissional informador do conhecimento acerca do jornalismo, mas sim um profissional comunicador”, contou.

Registro da primeira mesa do primeiro dia da Seacom 2021 | Foto: Reprodução

OS PRÓXIMOS PASSOS

A capacitação acadêmica do jornalismo no Acre não é fácil e para que haja mais evolução, Cláudia Guerra (Ufam) disse que é necessário “mais investimentos para que o curso caminhe por mais 20 anos. Precisamos transformar o jornalismo em um curso de primeira, mas só podemos atingir isso através de investimento”.

Juliana Lofêgo contribuiu afirmando que é necessário engajamento dentro da própria comunidade acadêmica. “Temos que pensar o curso como ele está hoje. Os atuais acadêmicos precisam sempre fazer uma autocrítica e participar da construção dele”, pontuou.

Piccoli, por fim, alertou para a importância do uso das novas mídias como ferramentas que podem beneficiar a prática jornalística. “Nós já temos bases sólidas, precisamos conhecer quem somos, para fazer uso das novas mídias com maior qualidade”, falou.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A cerimônia oficial de abertura reuniu autoridades como o vice-reitor Josimar Ferreira, a representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Grace Gotelip, o representante do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Carlos Paula de Moraes, e a professora Luci Teston, atual coordenadora do curso de Jornalismo.

Registro da cerimônia de abertura da Seacom 2021 | Foto: Reprodução

Posteriormente, o professor Allysson Martins, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), ministrou palestra, mediada pela prof. Juliana Lofego, sobre o jornalismo e o mercado de trabalho, onde abordou sobre temas relacionados às mudanças tecnológicas e como o jornalismo profissional precisa se manter firme no mercado.

“A tecnologia acelera os processos de mudanças, e o jornalista precisa se atentar, pois o jornalismo não é algo a parte do mundo, o jornalismo faz parte do mundo”, disse.

Registro da segunda mesa do primeiro dia da Seacom 2021 | Foto: Reprodução

Deixe um comentário