PRIMEIRO DIA DA SEACOM 2023: É HORA DE SER TEIMOSO!

Atividades culturais, minicursos e palestra marcam o início da 11º Semana de Comunicação

Miguel França

A XI Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) começou nesta quarta-feira, 01, com exposição fotográfica, minicursos, poesia, karaoke, apresentação musical e a palestra de abertura com o tema “Os desafios do jornalismo na era das Fake News”, com o professor professor e pesquisador do departamento de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rogério Christofoletti

Com o tema “Jornalismo na Era da Desinformação”, o objetivo desta Seacom é integrar os estudantes do curso de Jornalismo, profissionais de comunicação, professores/pesquisadores da área que atuam não só na universidade, mas em outras instituições brasileiras, e a comunidade externa.

A programação iniciou com a exposição de fotográfica, “Mulheres que Voam“, uma série de fotos que nascem da união do tecido acrobático (atividade circense que dialoga equilíbrio, autoconfiança e flexibilidade) com a arte de desenhar com a luz, e foi capturada pelas lentes da fotógrafa Nattércia Damasceno.

Minicursos

Ao longo da tarde de quarta-feira, tivemos três minicursos que exploraram diferentes áreas – design, social media e marketing político -, que abriram portas para que os participantes pensassem novas possibilidades e construíssem, juntamente com os ministrantes, novos conhecimentos.

O mini curso “Marketing político – Estratégias e ferramentas no pré e pós-eleitoral” com as ministrantes Andréa Zilio, diretora de informação institucional no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e a jornalista e vice-presidenta do Instituto Mulheres da Amazônia (IMA), Maria Meirelles, apresentou técnicas de desenvolvimento de pré-campanhas: compreendendo os políticos como sujeitos subjetivos, os cenários onde se encaixam e as bandeiras que eles defendem; criando assim conexões entre candidatos e população e também o que deve-se fazer após o período eleitoral. O curso ainda contou a participação da fotojornalista Raphaela Barbary e um vídeo especial do fotógrafo Ricardo Stuckert.

“Primeiro eu quero agradecer o convite, e dizer que o pré evento, tudo que foi feito antes do momento da gente chegar aqui, foi tudo muito bem organizado. Pois é um momento muito especial, porque é uma troca com os estudantes! Com certeza a gente traz um pouquinho do que a gente acumula ao longo da carreira, de experiência, de vivência, a gente leva também, porque cada pergunta, cada opinião, cada comentário dos estudantes também agrega na nossa vida. É um momento de muita troca e eu fico feliz por isso!”, afirmou Andréa Zilio, enquanto sua colega Maria Meirelles destacou que a Seacom é “um momento muito importante, pois discutir comunicação de maneira aberta e trazer informações pontuais enriquece no processo de formação dos estudantes e é legal quando se vê que nós temos estudantes, futuros profissionais que vão ocupar espaços, preocupados em debater política, comunicação, em aprender e também compartilhar conhecimento”.

O participante e jornalista Gabriel Freire afirmou que o minicurso foi muito interessante e importante, pois “traz o storytelling, uma técnica totalmente nova, e trazer essa abordagem para comunicação é essencial para profissão do jornalista.”

Minicurso “Marketing político – Estratégias e ferramentas no pré e pós-eleitora”. Fotos: Raphaela Barbary

“Canva salva – Design para iniciantes”, ministrada pelo designer Alberto Siqueira, foi realizado no Laboratório de Informática, onde foram discutidos e apresentados os conceitos basilares que todo design deve saber, como tipografia, teoria das cores, além de compreender que o design é trazer e levar uma mensagem através de elementos gráficos para transmitir conhecimentos e sentimentos. Ao final, todos os participantes produziram um card com orientações do ministrante, pondo em prática tudo que foi apresentado na aula. 

O bancário e jornalista Petronilho  participou do minicurso e afirmou que “foi bem proveitoso as informações foram trazidas, foi realmente interessante no aspecto de entender um pouco mais do design. Ele [ministrante] trouxe características da imagem, como formas, elementos gráficos, e um entendimento melhor sobre o Canva, que era o objetivo desse curso”.

“Esse curso foi muito importante porque eu tenho a visão de que o design deve ser democratizado. Então quanto mais pessoas possam debater, entender, e ter uma visão sobre o design, melhor é para a sociedade, porque assim a gente pode discutir e valorizar soluções criativas”, afirma Alberto Siqueira.

Minicurso “Canva salva – Design para iniciantes”. Fotos: Rafaela Rodrigues

“É a minha terceira participação na Semana de Comunicação, e eu sempre fico muito orgulhosa e honrada de estar aqui, com essa minha formação em publicidade, tantos anos trabalhando com o mundo digital, é sempre importante trazer conhecimento na área de social mídia, despertar que é uma nova profissão, despertar que é algo crescente e muito rentável hoje”, afirmou a publicitária Maykeline Maia, ministrante do minicurso “Social Media: Mundo Web”, realizada no Laboratório de Telejornalismo, com muito dinamismo, troca de experiências e diálogos sobre essa nova área.

As estudantes Amanda Sousa e Natália Lindoso compartilham interesse pela área de social mídia, em entrevista Amanda conta que o curso foi muito interessante pelas informações que a ministrante trouxe, como aspectos específicos, como horário de postagem, e fotografia para redes sociais; Natália afirma que não sabia como funcionava a profissão de social mídia, e com o curso ela compreendeu a profissão e suas especificidades, como venda de pacotes e os diferentes nichos de mercado.

Minicurso “Social Media: Mundo Web”. Fotos: Lucas Thadeu

Palestra de Abertura

A abertura do evento por uma palestra sobre o tema “Os desafios do jornalismo na era das Fake News” com o professor e pesquisador do departamento de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rogério Christofoletti, e mediação do professor Milton Chamarelli Filho, da Universidade Federal do Acre (UFAC), na Sala Ambiente, do bloco de Jornalismo (Bloco Walter Félix II).

Antes do palestra, a professora e coordenadora do curso, Tatyana Lima Sá, fez uma breve fala, onde afirmou estar muito feliz com a volta às atividades presenciais da Seacom, após dois anos de enfrentamento a Pandemia da Covid-19, e que espera que o evento traga diálogos e seja enriquecedor de reflexões para todos. Francielle Modesto, professora e coordenadora da 11º Seacom, também teve a palavra e agradeceu a equipe de alunos que produziram o evento, aos presentes e ao pesquisador convidado.

Rogério Christofoletti iniciou sua fala cumprimentando os presentes e comentando sobre, como ele chama, as “Pesquisas Apocalípticas” ou “Pesquisas do Fim do Mundo”, que previam o fim dos jornais impressos. É fato que os jornais impressos não desapareceram, e as pesquisas e previsões se contradiziam, exprimindo uma realidade de que é difícil medir esse tipo de cenário. Mas em meio às contradições, esses resultados mostraram os desejos e sentimentos com relação às indústrias comunicacionais, um pessimismo muito forte.

O que o Professor Christofoletti quis foi trazer à luz perspectivas para combater esse pessimismo instaurado na área da comunicação, mas não com otimismo, e sim com teimosia. E a partir dela desenvolver criatividade. O objetivo da palestra era contagiar os presentes a pensar soluções criativas para afrontar esse pessimismo e seus frutos, como as fake news

Após a Palestra, a comissão organizadora serviu coffee break aos presentes e os dirigiu ao Quiosque Castanheira, onde a estudante e cantora Abigail Sunamita fez uma apresentação musical com uma mistura de músicas brasileiras, samba, MPB, como Tim Maia, Cartola, Alcione, entre outros.

E vamos para o segundo dia!

Deixe um comentário