Curso de Jornalismo realiza Semana Acadêmica desde 2003

Seacom se destaca como espaço de reflexão para a prática jornalística

Maria Fernanda Arival

“Ensino, pesquisa e extensão em jornalismo: resistência em tempos de crise” é o tema da IX Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom), projeto de extensão realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) desde 2003. O evento possibilita a discussão de temas significativos para o âmbito acadêmico e profissional, além de reunir os estudantes, docentes e profissionais da área.

Em 2020, a Seacom ocorre, pela primeira vez, de forma virtual para garantir o isolamento social em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus. A primeira semana acadêmica aconteceu em 2003, organizada pela primeira turma do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac. Em 2008, a segunda Seacom contou com a participação de professores de outras Universidades e oficinas sobre TV Digital e Convergência de Mídias.

A terceira edição do evento aconteceu em 2014, ano em que a atividade se tornou anual, com o tema “explorando as faces do jornalismo”, com minicursos, sarau e apresentação de trabalhos acadêmicos. As edições seguintes mantiveram o formato da programação, possibilitando aos estudantes a apresentação de artigos científicos e a apreciação de atividades artístico-culturais.

Em 2015, o tema da semana foi “Os (des)caminhos do jornalismo”, com a participação do jornalista Elson Martins, além de outros profissionais. No ano seguinte, foi realizada a quinta edição da Seacom (2016), com a temática “Jornalismo e Universidade: Reescrevendo o amanhã” em comemoração aos 15 anos do curso de Comunicação Social/Jornalismo na Ufac.

As três últimas edições do evento tiveram como tema “Comunicação digital e modelos de trabalho”, “Comunicação, arte e inovação” e “Jornalismo, ética e responsabilidade social”, nos anos de 2017, 2018 e 2019, respectivamente. Em todos os eventos foram realizados minicursos, oficinas, sebo literário, palestras e mesas-redondas para a comunidade acadêmica, além de contar com convidados de outros estados. 

De acordo com o professor do curso de Jornalismo Wagner Costa, as primeiras edições do evento eram iniciativa dos docentes, mas atualmente, a responsabilidade de realizar a Semana é também dos alunos interessados na área de organização de eventos.

Importância da Semana Acadêmica

A turma encarregada de organizar a Seacom discute com os professores todas as ações que devem ser tomadas para a realização do evento. Para Wagner Costa, as escolhas refletem os anseios e questionamentos dos alunos. “Se pensarmos a comunicação enquanto diálogo, movimento e troca de experiência, a Seacom é de suma importância, pois ela permite que essas experiências sejam vivenciadas. A formação profissional vai além da sala de aula, é preciso ouvir e conhecer experiências, trocar saberes e intercambiar teoria e prática”, destaca.

Logos das Semanas Acadêmicas de Comunicação anteriores.

Deixe um comentário