SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICAÇÃO: COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI?

Junior Andrade

Com a proposta de discutir o jornalismo na era da desinformação, os estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre, preparam a 11ª Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom). Serão três dias de minicursos, palestras e troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área. As atividades acontecem de 1 até 3 de março.

Mesmo com as dificuldades que foram enfrentadas na decima edição do evento, por causa da pandemia de covid-19, os alunos conseguiram de forma remota apresentar trabalhos e participar de palestras. Mas esse não foi o primeiro obstáculo na história do evento. Os alunos logo no início do curso encararam o desafio de tirar a primeira semana de comunicação do papel. “A ideia era ter um momento de juntar as turmas, receber os alunos que estavam chegando, trazer outras pessoas com outras ideias e mostrar um pouco o que era comunicação”, explica a professora Juliana Lofego, a primeira organizadora da Seacom.

A semana acadêmica teve uma pausa e após 5 anos veio a segunda edição, com a participação de professores de outras instituições, palestras e oficinas sobre TV Digital e Convergência de Mídias. De lá para cá, o evento só avançou e atualmente envolve todas as turmas do curso. A Seacom colabora para que os estudantes exponham trabalhos que muitas vezes poderiam ficar limitados apenas para a avaliação das disciplinas.

Além das apresentações de trabalhos, os alunos que organizam o evento aprendem sobre práticas que são necessárias no mercado de trabalho, como planejamento, elaboração de relatórios, trabalho em equipe e outras. A professora Juliana Lofego destaca porque esses conhecimentos são importantes: “A gente vai trabalhar a logomarca, a campanha de marketing, a gente vai trabalhar a organização de projetos, mas eu acho que você passa por uma atividade bem prática e de envolvimento e participação. Eu acho que sem isso a semana não funciona”.

Em 2022, a semana não foi realizada e este ano muitos estudantes estão na expectativa para o evento que deve reunir acadêmicos de outros cursos da Ufac e a comunidade em geral. O Emanuel é estudante do 7º período e participa da organização da 11ª semana de comunicação. Ele está na expectativa com a volta das atividades de forma presencial “Eu estou bastante animado para essa nova Seacom, até porque ano passado não teve, né? Então ficou meio que esse vazio. E aí teve uma em 2021, que foi ano de pandemia, foi online. Então, agora eu estou animado porque vai voltar a ser presencial”, comenta.

Deixe um comentário