“É um tema urgente e inadiável”, diz Rogério Christofoletti sobre palestra de abertura da 11ª Seacom

Palestra sobre “Os desafios do jornalismo na era das Fake News” terá mediação do professor Milton Chamarelli

Aldeir Oliveira

O curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza de 01 a 03 de março de 2023, a 11ª Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom). De volta ao formato presencial, após duas edições realizadas de maneira remota em virtude da pandemia da Covid-19, o evento recebe para a palestra de abertura o professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rogério Christofoletti. O tema da palestra é O desafio do jornalismo na era da fake news, e acontece por videoconferência na quarta-feira, 1º de março, na Sala Ambiente, do bloco de Jornalismo (Bloco Walter Félix II).

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Rogério Christofoletti é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), equipe formada por pesquisadores experientes de cinco reconhecidas universidades brasileiras e por pesquisadores em formação, em nível de doutorado, mestrado e graduação. O projeto foi criado em setembro de 2009, como uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. 

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem mestrado em Linguística pela UFSC e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral na Universidad de Sevilla (US). 

É autor e organizador de 15 livros, assinou mais de 140 artigos e capítulos de livros, publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Espanha, México, Argentina, Peru, Chile e Brasil. E faz parte da bibliografia básica de diversas disciplinas da grade curricular do curso de bacharelado em Jornalismo da Ufac.

Com sua palestra intitulada O desafio do jornalismo na era da fake news, Rogério Christofoletti espera que sua fala contribua de alguma forma com os debates de estudantes, professores e jornalistas acreanos, pois o tema da desinformação é urgente em todas as partes.

O professor Christofoletti espera ainda encontrar interlocução de sua fala com os pesquisadores, professores e estudantes do curso de jornalismo da Ufac. “Que a gente consiga dialogar e que eu consiga apreender um pouco das potências que vocês têm aí. Quero aprender muito com o que vocês têm feito por aí para consolidar um sistema jornalístico que ajude no combate a notícias falsas e à desinformação”.

Deixe um comentário