Mesa-redonda sobre cultura pop abre a IX Semana Acadêmica de Comunicação da Ufac

Evento contou com a participação de 93 pessoas entre alunos, professores, pesquisadores, jornalistas e comunidade em geral

Maria Fernanda Arival

A primeira mesa-redonda da IX Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), mediada pela jornalista Emanuelly Falqueto, ocorreu no dia 10 de agosto, de forma online, com o tema Cultura Pop: Ativismo e resistência.

O convidado Christian Gonzatti abordou sobre a cultura pop a partir da teoria queer, com referências a autores como Boaventura de Sousa Santos. O doutorando em Comunicação da Unisinos falou sobre as divas pops internacionais, a indústria de memes no Brasil, além de discutir sobre o pop contra-hegemônico citando produções como X-men, da Marvel Comics.

Guilherme Sfredo Miorando, o segundo convidado, iniciou sua participação falando sobre ativismo queer na cultura pop, expondo três linhas do tempo sobre convenções de quadrinhos e movimentos LGBTQI+. O formato apresentado leva os participantes para 1951, com a Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos em São Paulo – SP e, ao final da linha do tempo para a década atual, com eventos de quadrinhos e cultura pop voltados para a comunidade LGBTQI+, como o Poc Com.

Com duração de duas horas, a mesa-redonda teve 93 participantes entre alunos, professores, pesquisadores, jornalistas e comunidade em geral, que enviaram perguntas aos convidados através do espaço disponível para interação. 

Print da primeira mesa-redonda da Seacom 2020.

Deixe um comentário