Semana Acadêmica de Comunicação realiza segunda mesa-redonda

Pesquisa em comunicação é o tema da segunda mesa-redonda da IX Seacom

Maria Fernanda Arival

A segunda mesa-redonda da IX Seacom foi realizada nesta terça-feira (11) e contou com a participação dos professores e pesquisadores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Aquinei Timóteo e Fernanda Salvo. Com duração de duas horas e o público de aproximadamente 92 participantes, o jornalista e professor Wagner Costa mediou a conversa sobre “Pesquisa em comunicação: narrativas da diferença e jornalismo contra-hegemônico”.

Fernanda Salvo discutiu sobre sua pesquisa de doutorado defendida na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2014, com o título “Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo”. A professora mencionou o movimento Cinema Novo e discorreu sobre relação de classe, violência racial e miséria na sétima arte brasileira. A professora analisa três obras em seu estudo: Avenida Brasília Formosa, O céu sobre os ombros, Transeunte. “Nesses filmes não havia atores, tratavam-se de pessoas comuns interpretando livremente suas próprias histórias diante da câmera, então a vida ordinária pode ser inventada junto com os filmes”, afirmou.

O professor Aquinei Timóteo comentou sobre sua pesquisa de doutoramento intitulada “Brechas da narrativa e profundezas do cotidiano: micro-história italiana e jornalismo em O olho da rua, de Eliane Brum”, defendida em janeiro de 2020, que aponta uma nova perspectiva de jornalismo dentro do contexto social. O convidado falou também sobre o jornalismo redutor e não questionador, que pode dificultar a imagem do jornalista perante a sociedade. 

A segunda mesa-redonda ocorreu de forma virtual com participação de alunos, professores, pesquisadores, jornalistas e comunidade em geral. A participação do público aconteceu pelo chat do Google Meet, espaço disponível para interação entre os participantes e ouvintes.

Deixe um comentário